domingo, 19 de abril de 2009

PASCOM: Começaram as Oficinas de Jornalismo para o Vicariato Norte












No último sábado, dia 18/4/09, houve a abertura das Oficinas de Jornalismo Impresso e Digital, numa parceria entre Arquidiocese e o Departamento de Comunicação da PUC para representantes paroquiais do Vicariato Norte.

Prof Miguel, Coordenador do Departamento, deu início, explicando que as aulas iriam ser transmitidas ao vivo para a TV universtária, explicou que é preciso melhorar o proceso de comunicação com a Arquidiocese, definir o que realmente desejamos, obter retorno do que se está fazendo em termos dessa formação e a promessa de continuar com os outros Vicariatos.
Citou o filme "Entre os muros da escola" em que as pessoas são enquadradas dentro de um sistema. O que se propõe nestas oficinas é estar aberto à comunicação relacional, em que cada um tem algo a acresentar como experiência pessoal.

Toda mudança passa pela Comunicação. É uma outra filosofia em que não prevaleça a opinião de um só. E completou "para a mudança das relações dentro da sociedade, a paróquia não pode ser fechada nela mesma. Ela é viva e formadora da comunidade cristã".Depois, o Pe. Omar Raposo deu aula sobre Comunicação e evangelização, fundamentos, Comunicação e vida espiritual (Relação com a verdade) e políticas estratégicas da Arquidiocese.

A Pascom deve estar relacionada à Catequese, à Liturgia, aos trabalhos sociais, à Estética e à tecnologia.Pe. Gustavo Auler chegou mais tarde por estar abrindo, em nosso Vicariato o Ano Catequético Nacional, na Paróquia de S. Sebastião dos Capuchinhos, às 10h, do mesmo dia.
À tarde, houve apresentação do filme japonês intitulado "O Povoado do Moinho" Um jornalista vai fazer uma reportagem num povoado onde as pessoas dependem só do meio ambiente que preservam. A morte tem como ritual fúnebre uma procissão com música e dança, onde crianças à frente jogam flores.

A convivência comunitária demonstra uma relação pacífica entre as gerações e não aceita outras formas de vida que não esteja de acordo com a vida natural. O jornalista acaba aprendendo com a experiência do ancião. Quem achava que ia ensinar tem sua vida transformada.